Introducing Nomads Home: Lexidy’s Work From Anywhere Platform – Go Borderless Today! 🗂✅🖥
 
 

Quais os Benefícios Fiscais disponíveis para Pequena e Média Empresa

contractblogpost

Share This Post

Quais os Benefícios Fiscais disponíveis para minha Pequena e Média Empresa – PME em Portugal? Dedução por Lucros Retidos e Reinvestidos  – DLRR

Quando se instala uma nova empresa, é natural que as primeiras preocupações do empreendedor sejam sobre os custos do negócio e eventualmente os impostos devidos. Atualmente, Portugal dispõe de uma legislação fiscal e comercial que busca incentivar o empreendedorismo e a atração de capital estrangeiro.

O foco destes benefícios fiscais é no tecido empresarial das PMEs. Considera se uma PME a empresa que no ano fiscal anterior tenha menos de 250 empregados efetivos ou menos de 50 milhões em volume de negócios.

De modo geral, toda PME em Portugal tem direito à uma taxa de IRC reduzida de 17%, e de 12,5% nas empresas sediadas no interior do país, para os primeiros €25.000 sobre a matéria coletável, isto é, o valor obtido ao reduzir os prejuízos e benefícios fiscais sobre o lucro tributável.

Grande parte destes benefícios estão regulados no Estatuto dos Benefícios Fiscais, Código Fiscal do Investimento e nos Orçamentos de Estado de cada ano. Iniciaremos esta série de posts sobre os benefícios fiscais para as PMEs apresentando o DLRR.

Dedução por Lucros Retidos e Reinvestidos  – DLRR

A DLRR é um regime que permite a dedução por lucros retidos e reinvestidos. Traduz-se numa medida de incentivo às Pequenas e Médias Empresas – PME que permite a dedução à coleta do IRC dos lucros retidos que sejam reinvestidos em aplicações relevantes dentro dos próximos quatro anos.

Consideram-se investimentos relevantes, a aquisição ativos fixos intangíveis, constituídos por despesas com transferência de tecnologia, nomeadamente através da aquisição de direitos de patentes, licenças, know-how ou conhecimentos técnicos não protegidos por patente, em estado novo, e ativos fixos tangíveis, com exceção de terrenos, automóveis, artigos de conforto ou decoração-

Para as micro e pequenas empresas a dedução pode ser efetuada durante 3 anos e até 50% da coleta. Para as restantes empresas a dedução pode ser efetuada durante 2 anos e até 25% da coleta. O montante máximo dos lucros retidos e reinvestidos, em cada período de tributação, é de para € 12.000.000.

Seguiremos apresentando outros benefícios fiscais e incentivos governamentais para a sua empresa em Portugal. Acompanhe nosso blog e descubra mais sobre os benefícios fiscais para as PMEs em Portugal.

Você quer abrir uma empresa e está em busca de otimizar a estrutura fiscal de sua empresa? Na Lexidy, estamos aqui para você e podemos ajudá-lo a perceber a legislação para investir em Portugal. (Como posso ajudá-lo)



How Can We help you?

Subscribe to our newsletter

Stay ahead of the changes that matter to you

More To Explore

How Can We help you?

Do not hesitate to contact us?

Our experts will be happy to give you a hand